O decanter

O decanter é uma ferramenta de serviço de vinhos que não é incomum encontrar nas mesas de enófilos. É um termo em inglês que indica uma espécie de “jarra” ou “ampola” em vidro ou cristal usado para decantar e oxigenar o vinho, ou favorecer a sua evolução e permitir a expressão máxima do seu buquê de perfumes. Vamos descobrir tudo sobre esta importante ferramenta: por que é útil, como usá-la e em que ocasiões.

Por que usar o Decanter?

O decanter é o instrumento ideal para uma perfeita oxigenação do vinho e para permitir que os seus perfumes se expressem da melhor forma possível. Além disso, a sua forma particular, com uma base bastante larga e bastante plana, garante uma ampla superfície de contato entre oxigênio e vinho e, graças à notável volatilidade do álcool, permite que seus perfumes se libertem mais rapidamente e da melhor maneira possível enquanto a parte final, com um pescoço estreito e alongado, evita uma rápida dispersão dos perfumes. Em outras palavras, o decanter aprimora os aromas e as características organolépticas de um vinho mas também é usado para separar os sedimentos do vinho, os sommelier usam uma pequena vela ou um isqueiro colocado entre a garrafa e o decanter e começam a derramar o vinho muito lentamente, a luz da chama possibilita a identificação dos resíduos e evita a decantação na ampola. Esta operação é realizada com vinhos muito evoluídos e não com vinhos jovens que não puderam desenvolver partes sólidas.

Quando usar o Decanter?

O decanter não deve ser usado sempre e em qualquer caso, mas apenas em determinadas situações e com certos vinhos. Muitas vezes, seu charme e elegância levam a um uso inadequado ou apenas para fins estéticos e cênicos, como um elemento capaz de embelezar e dar brilho à mesa. No caso dos brancos, só deve ser utilizado para vinhos não muito jovens, complexos, com aromas variados e resíduos sólidos visíveis no fundo ou nas paredes da garrafa. Nem é necessário usá-lo com vinhos tintos jovens, enquanto é recomendado com vinhos tintos evoluídos.

Como usar o Decanter?

O decanter deve ser usado com cuidado e delicadeza. O processo pelo qual o vinho é transferido requer atenção máxima, antes de tudo, é aconselhável manter a garrafa que você pretende consumir na vertical por pelo menos 24 horas antes da decantação. Isso permite que os sedimentos que se formaram se depositem no fundo da garrafa. Coloque o gargalo da garrafa na boca do decanter e incline-o levemente. Nesse ponto, despeje delicadamente o conteúdo, evitando solavancos bruscos, use um isqueiro ou a chama de uma vela para acender a garrafa e reconhecer a chegada de resíduos sólidos: este é o momento certo para parar o versamento.

Agora que vocês sabem tudo sobre esta ferramenta, recomendo usá-lo e manuseá-lo com cuidado….

 

Salute!

 

Alessandro Moretti

Deixe um comentário