O vinho na lua

Em 20 de julho de 1969, dois membros da missão espacial Apollo 11, Neil Armstrong e Buzz Aldrin, entraram na história da humanidade; eles eram de fato os primeiros homens a pisar na lua. Entre as muitas anedotas em torno deste evento extraordinário, há uma sobre o vinho, que fez com que se tornasse o protagonista desse desembarque, foi a primeira bebida a ser consumida na lua. O episódio foi bastante polêmico e foi dito por seu protagonista, Buzz Aldrin, em um artigo interessante, publicado um ano depois de pousar na Lua.

Em 1970, o artigo apareceu na revista da organização cristã chamada “Guideposts”, na qual o astronauta norte-americano descreve em detalhes o episódio que ocorreu durante o período entre o pouso e a abertura da espaçonave. O episódio foi então enriquecido com mais detalhes em sua autobiografia “Magnificent Desolation: The Long Journey Home from the Moon”, publicada em 2009.

Imediatamente após o pouso, o programa da NASA previa o descanso de seus astronautas, que deveriam dormir por cerca de cinco horas, antes de se prepararem para explorar o solo lunar. Armstrong e Aldrin comunicaram sua dificuldade em adormecer, animados pelo evento, pedindo e tendo a chance de ficarem acordados e começarem os preparativos.

Aldrin também decidiu celebrar o rito católico de Comunhão, de fato, entre os poucos objetos pessoais que a NASA permitia que os astronautas levassem para todas as missões, Aldrin escolheu um pequeno recipiente com um cálice, um pouco de vinho e um pedaço de pão. Esses momentos são descritos diretamente pelo protagonista:
“I opened the little plastic packages which contained the bread and the wine. I poured the wine into the chalice […] In the one-sixthgravity of the moon, the wines lowly curled and gracefullycame up the side of the cup […]”
A descrição é meticulosa e fascinante, o vinho, submetido à gravidade lunar, se enrola, subindo a lateral da taça.
Até então, a NASA nunca tinha proibido, na verdade, o vinho foi incluído até nos menus dos astronautas, mas em 1972, decidiu intervir sobre o assunto, impedindo que cada astronauta consumisse álcool 12 horas antes da decolagem e transformando assim esse episódio na primeira e provavelmente última aterrissagem do vinho na lua.

Salute!

Alessandro Moretti

Deixe um comentário