Record de produção dos vinhos sicilianos DOC em 2018!

A consolidação dos vinhos Grillo e Nero d’Avola e o excelente desempenho de todas as outras videiras da ilha contribuiu para conseguir um resultado histórico para os produtores de vinhos sicilianos DOC, atingindo em 31 de dezembro de 2018 ao montante de 80 milhões de garrafas de vinhos produzidas. Resultado que corresponde a um aumento de mais 173% em relação a 2017, que encerrou com 29 milhões de garrafas produzidas.

Além das duas principais variedades de uvas do Doc Sicilia, Grillo e Nero d’Avola (que desde 2017 se tornou obrigatório engarrafar com a denominação de origem da Sicília), a tendência de crescimento do engarrafamento de 2018 envolveu todos os tipos de vinhos produzidos na ilha. Incluindo não só as videiras nativas, mas também vinhas internacionais. O Merlot, por exemplo, chegou a 1 milhão e 460 mil garrafas produzidas, e o Syrah a 1 milhão e 800mil garrafas. Entre todos os Doc e IGT,a produção em 2018 alcançou o número de 235 milhões de garrafas (com um aumento de 5 milhões de garrafas em relação ao ano passado).

“Os 80 milhões de garrafas produzidas pela Doc Sicilia superam a meta estabelecida por nós para 2018 que era de 20 milhões”, comenta Antonio Rallo, presidente do Consórcio para a proteção dos vinhos Doc da Sicília. “Os números de crescimento do vinho engarrafado são acompanhados por outros números que confirmam que o trabalho em equipe e o compartilhamento dos mesmos objetivos para toda a cadeia de vinhos é uma escolha que dá frutos. As empresas que engarrafam o Doc Sicilia somam 350 em 2018 contra 126 em 2017. O crescimento contínuo da produção também levou o Consórcio a estabelecer que a partir de 1º de janeiro de 2021, a introdução do selo estatal em todas as garrafas. Doc Sicilia para garantir uma maior proteção tanto para as empresas como para os consumidores “.

“A presença cada vez mais difundida da Doc Sicilia nos mercados dos EUA, no Canadá, na Alemanha e na Suíça, e os primeiros resultados encorajadores alcançados na China”, acrescenta Maurizio Lunetta, diretor do Consorzio Doc Sicilia, mostram como a escolha de investir em campanhas de promoção e informação para realçar a singularidade da produção enológica da Sicilia na Itália e no exterior deu seus frutos.

Uma contribuição para alcançar o resultado dos 80 milhões de garrafas produzidas e a crescente conscientização dos valores que acompanham o trabalho do Doc Sicilia, também chegou através das várias campanhas sociais – com contas no Facebook e no Instagram: como história das fases de colheita com as imagens dos produtores, ao vídeo Welcome home que conta a história do Natal vista pelos jovens, que vivem e trabalham longe de suas cidades e aldeias e voltam para casa nos feriados.

O ano de 2018 viu o Consórcio para a proteção de vinhos Doc na Sicília, engajados em várias iniciativas que nos permitiram conhecer cada vez mais empresas e vinhos do “Continente da Sicília”.

https://www.bereilvino.it/2019/01/consorzio-vini-doc-sicilia-80milioni-di-bottiglie-nel-2018/

Deixe um comentário