Tinto
Sangiovese Prime Rocche Rubicone IGT 2019
Notas cativantes de frutas vermelhas e agradável frescor marcam este vinho jovem, leve e despretensioso. A Sangiovese, uva mais cultivada na Itália, revela toda a sua tipicidade e remete à atmosfera familiar e alegre das trattorias. É o perfeito “vinho tinto de verão”, para ser servido mais gelado num dia ensolarado.
Harmonização:
Espaghete à bolonhesa, nhoque ao sugo, pizza de queijo, ratatouille, galeto assado com polenta frita, carnes assadas e grelhadas, filé mignon à parmeggiana, salame, presunto crú, copa, queijo parmesão.
Per Te Perricone Terre Siciliane IGT 2017
Este Perricone mantém as características dos tintos sicilianos, mas se destaca pelo seu frescor e delicadeza. Na boca você não sente o calor típico dos tintos do sul da Itália, o que o torna ainda mais interessante. Melhor servi-lo a uma temperatura mais fresca, para preservar seus delicados sabores frutados.
Harmonização:
Pizza com aliche, macarrão com sardinha, posta de meca ao molho de tomate com azeitonas pretas e alcaparras, massa alla Norma (berinjela, tomate cereja, alho e pão ralado tostado), bucatini all’amatriciana.
Syrah Sicilia DOC 2016
Syrah é uma das castas que preserva bem suas características aromáticas em climas quentes. No solo onde a Syrah é cultivada, há uma porcentagem de argila que atua como reserva de água, permitindo que a fruta atinja sua maturidade total. Este é um vinho muito interessante, devido à sua leve estrutura e mineralidade marcante, o que permite que seja servido a uma temperatura mais fresca.
Harmonização:
Culinária mexicana, penne all’arrabbiata, pizza de pepperoni, pernil de cordeiro assado com molho de hortelã.
Cabernet Franc Venento IGT 2019
Um Cabernet Franc muito aromático, elaborado de forma vegana e sustentável, que chama a atenção pelo frescor e qualidade da fruta, ao estilo do Vale do Loire. Demonstração viva do potencial desta casta no Vêneto.
Harmonização:
Sanduíche de porco desfiado com salada de repolho, risoto de aspargos com presunto cru, lombo de cordeiro assado ao molho de hortelã, filé mignon grelhado com manteiga e ervas finas, pimentão recheado com carne moída, quiche de espinafre e ervas aromáticas, queijo de cabra, sopa de lentilha.
Dei Respiri Nero D’Avola Sicilia DOC 2019
Um vinho jovem que faz jus ao nome “Dei Respiri”, com aromas quentes de ervas sicilianas, morangos e cerejas, típicos do Mediterrâneo. Intrigante e delicado, é pura fruta vermelha em boca com taninos integrados e um belo frescor. Um vinho muito equilibrado, fácil de harmonizar, perfeito para o dia a dia.
Harmonização:
Pimentão recheado assado, fusilli com ragú napolitano, espaghete à bolonhesa, polpetone recheado, carne ensopada com cogumelos, hamburguer, linguiça grelhada, minestrone, queijos maturados.
Malbech Veneto IGT 2019
Ao contrário dos potentes Malbec argentinos, este vinho se diferencia por ser extremamente elegante e fácil de beber. Produzido de acordo com os princípios veganos, este vinho não estagia em madeira, preservando seus aromas e sabores mais puros. Como o rótulo sugere, um raio de sol…cheio de vida, mas delicado e aveludado. Um perfeito companheiro de aventuras divertidas e memoráveis.
Harmonização:
Portobello recheado com ricota e nozes, risoto de funghi, pastel assado de carne, linguine com molho de tomate, polenta cremosa com ragu de cogumelos, nhoque de batatas ao sugo, lasagna de berinjela, polpetone recheado à parmegiana, bruschetta com pomodoro.
Merlot Venezia DOC 2019
Originária de Bordeaux, a Merlot apareceu oficialmente na Itália em 1855, no Vêneto, onde até hoje é muito cultivada. Este é um vinho jovem, alegre e equilibrado, produzido de forma vegana e sustentável. Seu aveludado em boca combina com a fruta típica dessa casta, garantindo sua expressiva vivacidade, pureza e frescor.
Harmonização:
Quiche de queijo com cebola e amêndoas, queijos brie e camembert, espaghete com molho de tomate,
lasagna a bolognesa, linguiça grelhada, lombo com molho de mostarda, fondue de queijo.
Refosco Veneto IGT 2019
Perfeito exemplar de Refosco, uva nativa da zona veneziana, com especiarias picantes e ameixas abundantes no paladar. Estruturado, aveludado e opulento. Um vinho elaborado de acordo com os princípios veganos, delicioso para ser saboreado com familiares e amigos ao redor de uma mesa numa longa rodada de histórias.
Harmonização:
Pernil de cordeiro assado com especiarias, ossobuco com polenta, lombo ao molho de frutas vermelhas e purê de mandioquinha, pizza de calabresa, provolone, parmesão, salame, fusili com ragu de calabresa.
Febo Primitivo Di Salento IGP 2016
Com sua elegância evidente, este Primitivo mostra como a safra 2016 foi bem marcante em termos de qualidade de uvas. Interessante apreciar como o leve e fino amargor final representa já uma marca registrada, que deixa o Febo extremamente fácil e agradável de beber. Único!
Harmonização:
Bucatini all’amatriciana, parmegiana de berinjela, pernil de cordeiro assado com ervas aromáticas, pizza com linguiça e cogumelos shitake, linguine com molho de mexilhões e tomate.
Penso! Salento Rosso IGP 2016
Um vinho encantador que seduz pelo seu excelente equilíbrio entre as notas de frutas maduras da Negroamaro e da Merlot, e aquelas de especiarias da Malvasia Nera.
Harmonização:
Carnes de caça assadas, risoto de gorgonzola e nozes, ravioli de abobrinha com ragu de pato, parmegiana de berinjela, capponata siciliana, medalhão de filé em crosta de bacon e tomilho na chapa com redução de aceto balsâmico.
Valpolicella Ripasso Santa Dorotea DOP 2017
A técnica do Ripasso combina o frescor e elegância do Valpolicella com a potência e complexidade do Amarone. Este “mini-Amarone” é extremamente prazeroso, suculento e estimulante, revelando uma versatilidade gastronômica perfeita em mesa. Tem um potencial de guarda de 8 a 10 anos, mas está pronto para ser apreciado agora.
Harmonização:
Carnes assadas, polpetone com ragu de tomate, espaghete à bolonhesa, penne ao funghi, parmegiana de berinjela, queijos parmesão, gouda e gruyere.
Ali Toscana IGT Rosso 2018
Enquanto a Sangiovese confere o caráter de frutas e frescor, a Cabernet Sauvignon entra para dar corpo e estrutura. O nome Ali significa “Asas” em italiano, e é também o apelido dado à filha da proprietária Lia Tolaini Banville, seu “anjinho”. Ali é um supertoscano muito bem elaborado e gastronomicamente versátil.
Pontuação:
▪James Suckling: 92 pontos
▪Texsom: Medalha de Ouro
Harmonização:
Massas com molho de tomate, espaguete com linguiça calabresa, lasagna à bolonhesa, churrasco. bisteca à fiorentina, pizzas, queijos duros como pecorino, prima donna e grana padano.