Friuli-Venezia Giulia, ou simplesmente Friuli, fica na extremidade nordeste da Itália e faz divisa ao norte com a Áustria, a leste com a Eslovênia, ao sul com o mar Adriático e a oeste com o Vêneto.

Com paisagens deslumbrantes de rios, imponentes montanhas alpinas, praias estonteantes do Adriático e colinas cobertas por vinhedos a perder de vista, Friuli é capaz de unir numa única região o prazer da boa gastronomia e bebida a uma natureza variada e acolhedora, numa combinação única de influência multicultural.

A viticultura na região é bastante antiga, tendo cerca de três mil anos. Até a crise causada pela praga filoxera do século 19, Friuli cultivava mais de 350 variedades de uvas. A partir dos anos 70, após reerguer seus vinhedos, a região conquistou a fama pelos vinhos brancos modernos e refrescantes através da Pinot Grigio, que fez sucesso internacionalmente. Outras castas brancas se sobressaíram, como a nativa Friulano, pertencente à família da Sauvignon Blanc, amplamente cultivada na região, além da Sauvignon Blanc, Chardonnay, Malvasia Istriana e a histórica Ribolla Gialla, frequentemente fermentada com as cascas, dando origem ao exótico vinho laranja.

Hoje, seus vinhos brancos são alguns dos mais refinados do mundo, tipicamente varietais, perfumados e muito marcantes.

Apesar de 60% da produção ser de vinhos brancos, os tintos também surpreendem, sobretudo os de Merlot, casta mais plantada, e Refosco Dal Peduncolo Rosso. O clima da região, com boa amplitude térmica, favorece o cultivo das videiras, principalmente de uvas de maturação lenta, que adquirem excelente equilíbrio entre açúcar residual e acidez.

A maior parte dos vinhedos fica ao sul da região, que é dividida em 11 DOC (denominações de origem controlada), 3 DOCG (denominação de origem controlada e garantida) e 3 IGT (indicação geográfica típica), com destaque às regiões de Collio Goriziano, Colli Orientali del Friuli, Isonzo e Carso, de onde saem os exemplares mais cobiçados de Friuli.

Os vinhos de Friuli são encantadores, com acidez marcante, bastante fruta e elegância ímpar. Uma oportunidade para variar o repertório de rótulos italianos, desbravando toda a riqueza e diversidade de excelentes vinhos que o país tem a oferecer.