Giacomo Grimaldi é uma vinícola familiar fundada em 1930 no município de Barolo por Ernesto Grimaldi, e após três gerações, é hoje propriedade de Ferruccio Grimaldi, que está totalmente envolvido com os vinhedos, o trabalho da adega e a produção de grandes vinhos como o Barolo. Ferruccio possui atualmente 16 ha de vinhedos, tendo 12 na região de Barolo, principalmente nos municípios de Barolo, Novello e Monforte d’Alba. Os 4 ha restantes estão localizados na área de Roero, precisamente em Vezza d’Alba com o prestigiado vinhedo de Valmaggiore, famoso por dar elegância e refinamento ao Nebbiolo.

O primeiro vinhedo do Barolo Sotto Castello di Novello DOCG foi adquirido em 1997, quando Ferruccio e seu pai Giacomo decidiram expandir e diversificar os vinhedos da vinícola Grimaldi. Ao perceberem que o vinho produzido tinha um grande potencial, decidiram investir neste cru, e assim, desde 2015, a família possui 4 ha de vinhas sob Castello di Novello. Estas vinhas têm uma exposição a sul e o solo é composto por argila e areia.

 

A altitude é de 400 metros acima do nível do mar. Esta combinação é muito importante para obter excelente fruta e frescor do vinho. Apenas uma parte do cru Sotto Castello di Novello é utilizada para a produção de seu icônico Barolo.

Giacomo Grimaldi produz de 80 a 85.000 garrafas por ano. Langhe Sauvignon (Sauvignon Blanc e Sauvignon Gris) e Roero Arneis são os dois vinhos brancos que a vinícola produz desde 2015. São oito tintos diferentes: Dolcetto d’Alba, Barbera d’Alba Pistin, Barbera d’Alba Fornaci, Nebbiolo d’Alba Vigna Valmaggiore, Barolo DOCG, Barolo Sotto Castello di Novello, Barolo.

Ferruccio é conhecido, entre outros produtores de vinho, por seu perfeccionismo no manejo das plantas. Há uma atenção significativa e uma profunda dedicação ao cuidado das vinhas, com o objetivo de reduzir o rendimento em prol do incremento da qualidade de seus vinhos.

Conheça os vinhos