“Rocca”, em italiano, significa uma fortaleza alta, um lugar de refúgio, algo como um castelo. Hoje, no alto do Monte Petrino, uma montanha que domina a pequena cidade de Mondragone, região da Campania, encontram-se as ruínas de uma antiga Rocca, que foi chamada de Rocca del Dragone pelos normandos durante a Idade Média. A Rocca provavelmente recebeu seu nome originalmente devido à sua proximidade com a cidade de Mondragone.
No entanto, uma lenda local conta que no Monte Petrino vivia um dragão que matava qualquer um que o encontrasse no caminho. Os moradores, temendo suas intenções, queriam caçá-lo e matá-lo. O dragão, porém, que só queria ser deixado em paz e era pacífico, construiu esta Rocca para se proteger da fúria dos moradores. As pessoas nunca conseguiram romper a Rocca e nem matar o dragão. Alguns moradores dizem que ainda hoje é possível ouvi-lo no Monte Petrino nas noites mais ventosas …
A vinícola Rocca del Dragone está localizada perto da Rocca, com solos vulcânicos, famosos por serem extremamente férteis e ricos em minerais. Os vinhos são elaborados com 3 das uvas mais representativas e conhecidas cultivadas na região da Campania: Falanghina, Aglianico e Greco di Tufo. Cada uma delas contribui com perfis de sabores únicos, refletindo a diversidade e a rica herança da viticultura local.
A fim de expandir e divulgar seus vinhos, se associou ao grupo Terre Cevico, que é hoje responsável pela distribuição de seus vinhos no mundo inteiro.