É impossível separar a Itália do vinho, e o vinho da Itália. Há milênios, os antigos gregos batizaram a região de “Enotria”, ou “Terra do Vinho”.
Antes mesmo do Império Romano, os etruscos introduziram no norte do país práticas de cultivo de vinhas que persistem até hoje. Mais tarde, a conquista das terras pelos romanos, e sua paixão pelos vinhos, contribuiu para a disseminação das vinhas e desta prestigiosa bebida por toda a Europa.
Ao longo dos séculos, através do desenvolvimento de novas técnicas de cultivo e vinificação de castas, a Itália firmou sua identidade e reputação como dona de alguns dos melhores rótulos do mundo.
Hoje, os vinhedos impulsionam uma indústria dinâmica, e profissionais do mundo inteiro esperam pelas novidades vindas da Itália. É difícil imaginar outro país produtor de vinho com uma combinação tão vibrante e múltipla de clima e geografia, e uma série de castas autóctones que se juntam às variedades internacionais, produzindo uma diversidade de vinhos suficiente para entreter um apreciador por toda uma vida.
A Paraju Vinhos Italianos nasceu em 2013, na cidade de Campinas/SP, para trazer ao Brasil vinhos de prestigiadas vinícolas-boutique – pequenos e médios produtores – das principais regiões da Itália, entre as quais Trentino – Alto Ádige, Friuli-Venezia Giulia, Piemonte, Vêneto, Emilia-Romagna, Toscana, Puglia e Sicília e Sardegna