Uvas de qualidade, moderna tecnologia, sabedoria da tradição e equipe de especialistas são os verdadeiros pilares da Tolaini.
Em 1955, Pier Luigi Tolaini, aos 19 anos, partiu da Itália para o Canadá, onde construiu uma empresa de transporte e logística, entre as melhores da América do Norte. Mas levaria quase meio século antes que ele voltasse às raízes para fazer um excelente vinho em Chianti Classico, na prestigiada região de Castelnuovo Berardenga. Quando Pier Luigi pisou pela primeira vez na vinha em forma de anfiteatro em Montebello, ele soube que havia encontrado o equilíbrio perfeito entre clima, solo e exposição.
Como um bom conhecedor de vinhos, especialmente de Bordeaux, substituiu vinhedos com clones apropriados presentes no território, indo além da Sangiovese para outras castas nobres, tais como Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot e Petit Verdot.
A adega foi construída seguindo os mais altos padrões conceituais, e foi conferida a um grande profissional da enologia mundial, Michel Rolland, famoso por vinhos de alta qualidade, sensuais e encorpados.
Hoje, Luca D’Attoma é o enólogo consultor, e sua mão é aparente a partir da safra 2015.