Perto de San Pietro Vernotico, uma vila em Salento, encontra-se a Vinicola Mediterranea.
Nunca um nome foi mais adequado para uma vinícola que explora as melhores qualidades e características do ecossistema do Mediterrâneo. Esta é uma região que tem um dom natural para o cultivo de videiras, graças ao sol quente e à brisa que vem do mar Adriático, fatores que criam um clima ideal para a produção de vinho.
A vinícola foi fundada em 1997 por Giuseppe Marangio e Vito Epifani, ambos já especialistas em vinificação, mas pela primeira vez determinados a criar seu próprio negócio. No início, a produção era exclusivamente de vinho a granel, que era apreciado e comercializado em toda a Itália.
Em 2000, começaram a engarrafar seus vinhos, Negroamaro, Soraya e Donvito, para citar alguns, e exportar para todo o mundo. Suas variedades de videiras são numerosas: Negroamaro é a mais representativa, mas cultivam também Malvasia di Brindisi, Primitivo e outras, como Montepulciano, Cabernet Sauvignon, Sangiovese e Chardonnay, que atingiram a mesma qualidade que as demais uvas nativas, conquistando prêmios na Itália e no exterior.