Na cidade de Marsala é praticamente impossível encontrar uma propriedade que não cultive uvas, e na parte mais alta da região, encontramos a vinícola Baglio Oro.

Baglio Oro foi fundada pela tenacidade de Giuseppe Laudicina, conhecido como Don Pino, homem de tradições antigas, que passou para o filho Francesco e o genro Michele Cottone, o amor por sua terra e pela produção de vinho.

Sua história começa com o trabalho de Don Pino que, entre os anos 50 e 70, vendia as suas uvas para as grandes vinícolas da região, pois precisava comprar mais terras para plantar. Em 2007, percebendo a qualidade dos vinhos produzidos com suas uvas, Don Pino, juntamente com Francesco e Michele, decidiram produzir seu próprio vinho e fundaram a vinícola Baglio Oro, transformando a velha propriedade em uma cantina moderna.

A vinícola se estende por uma área de 100 hectares de vinhedos, onde são plantadas variedades nativas, Grillo, Grecanico, Inzolia, Catarratto, Nero d’Avola e Frappato, juntamente com algumas internacionais, como Syrah, Cabernet Sauvignon e Merlot, que encontraram na Sicília um habitat perfeito.

Mãos hábeis continuam a trabalhar a terra com tarefas antigas transmitidas por seus ancestrais. As uvas são colhidas manualmente, a fim de evitar os processos de oxidação, e graças à moderna tecnologia empregada na cantina, são preservadas as características aromáticas e únicas de cada variedade. É o perfeito equilíbrio entre tradição e inovação.

A vinícola Baglio Oro, cuja história começou com cultivo de uvas desde os anos 50, iniciou a produção de vinhos a partir de 2007. Ao longo do tempo, graças à combinação entre a qualidade das suas uvas e o talento do seu enólogo Giuseppe Laudicina, criou três linhas de vinhos, todos varietais, que compõem o portfólio da vinícola.

Com a expansão das vendas no mercado internacional, surgiu a idéia de criar uma nova linha de vinhos fáceis de beber, não excessivamente pretensiosos, a custos acessíveis, para que os consumidores do mundo inteiro pudessem experimentar a qualidade dos vinhos sicilianos.

E foi assim que nasceu a linha Mezzaloro, composta por dois vinhos: um branco, Vulari, que em dialeto siciliano significa “voar”, e um tinto, Talì, que significa “observar”, captando a beleza e a essência desta ilha encantadora.

Para enfatizar a idéia de querer levar para o mundo a tipicidade da Sicília, nos rótulos das duas garrafas são representados crochês, produto típico do artesanato local, nos quais são simbolizadas pernas de mulheres como está na “trinacria”, que é o símbolo da região há séculos.

”O objetivo da cantina é transferir a singularidade da Sicília para os vinhos Baglio Oro. Isso só é possível graças à excelência das uvas utilizadas”

Giuseppe Laudicina

 

Conheça os vinhos