Sangiovese
Sangiovese Prime Rocche Rubicone IGT 2019
Notas cativantes de frutas vermelhas e agradável frescor marcam este vinho jovem, leve e despretensioso. A Sangiovese, uva mais cultivada na Itália, revela toda a sua tipicidade e remete à atmosfera familiar e alegre das trattorias. É o perfeito “vinho tinto de verão”, para ser servido mais gelado num dia ensolarado.
Harmonização:
Espaghete à bolonhesa, nhoque ao sugo, pizza de queijo, ratatouille, galeto assado com polenta frita, carnes assadas e grelhadas, filé mignon à parmeggiana, salame, presunto crú, copa, queijo parmesão.
Ali Toscana IGT Rosso 2018
Enquanto a Sangiovese confere o caráter de frutas e frescor, a Cabernet Sauvignon entra para dar corpo e estrutura. O nome Ali significa “Asas” em italiano, e é também o apelido dado à filha da proprietária Lia Tolaini Banville, seu “anjinho”. Ali é um supertoscano muito bem elaborado e gastronomicamente versátil.
Pontuação:
▪James Suckling: 92 pontos
▪Texsom: Medalha de Ouro
Harmonização:
Massas com molho de tomate, espaguete com linguiça calabresa, lasagna à bolonhesa, churrasco. bisteca à fiorentina, pizzas, queijos duros como pecorino, prima donna e grana padano.
Alteo Chianti Riserva DOCG 2017
Um Chianti Riserva delicioso, com muitas frutas pretas compotadas e taninos arredondados, combinando potência e elegância. Impressionante como o uso do carvalho não invade as frutas em boca, deixando um final extremamente prazeroso. O nome Alteo é uma combinação dos nomes dos filhos da proprietária Lia Tolaini Banville, Alessandro e Matteo. O desenho do rótulo é um detalhe de Bacco da pintura Bramosia feita pelo artista Rik Olsen.
Harmonização:
Cordeiro assado com alecrim e alho, vitela refogada com cogumelos, bisteca à fiorentina, penne ao funghi, espaguete à bolonhesa, pappardelle com ragu de pato, embutidos, queijos meia cura.
Hebo Toscana IGT Rosso 2017
Um vinho muito elegante e fino, que surpreende pela sua delicadeza e mostra a qualidade do trabalho do grande enólogo francês Pascal Chatonnet. O seu frescor deixa o vinho mais leve, e o uso do carvalho se revela sensacional por exaltar os sabores típicos provenientes tanto do terroir como das uvas.
Delicioso e pronto para beber agora!
Harmonização:
Costela de boi assada com batatas, tagliatelle à bolonhesa, fígado à Veneziana com cebola e vinho tinto, ossobuco com molho de tomate, polpettone al sugo.
Pontuação:
- James Suckling: 92 pontos