Villadoria
Tardòc Barbera D’Alba DOC 2018
Tardòc, em piemontês, significa “embriagado”, e remete a momentos de diversão juvenil em que a fantasia precede a realidade. Este é um vinho alegre e versátil, perfeito para o dia-a-dia, que acompanha desde pratos simples aos mais elaborados. Curinga na harmonização, é saboroso, envolvente e extremamente prazeroso.
Harmonização:
Carne vermelha cozida com molho de vinho tinto, polenta com ragu de costela, pappardelle com cogumelos, talharim com molho de tomate e linguiça, lasanha, sanduíche de prosciutto di Parma, bife à milanesa, aliche, sardela.
Bricco Magno Langhe Rosso DOC 2013
Bricco Magno, cujo nome significa “Grande Colina”, é um vinho com uma longa história: seu rótulo apresenta uma pintura original de 1899 encontrada na Tenuta Cappalotto, retratando as vinhas que se erguiam em frente à cantina da Villadoria. Com um estilo internacional, é considerado um “Mini Barolo”, e reflete o poder da sua terra de origem, o Piemonte, aliado à modernidade das técnicas de vinificação. Recomenda-se abrir a garrafa e decantar o vinho uma hora antes de servi-lo.
Pontuação:
- Decanter World Wine Awards 2017: Medalha de Bronze
- Japan Women’s Wine Awards 2019: Medalha de Prata
- IWC – International Wine Challenge 2017: Medalha de Prata
Barolo DOCG 2016
A Nebbiolo atinge o seu potencial máximo nestas colinas graças à constituição especial do solo, marga calcária de origem sedimentar misturada com camadas de areia. Este é um vinho de estilo tradicional: longos períodos de maceração e grandes barricas conferem complexidade e corpo, como é característico dos Barolos de Serralunga d’Alba. Seu bouquet sedutor evoca um vinho aveludado de grande personalidade. Nobre por excelência, continua a evoluir por pelo menos 20 anos após a colheita. Recomenda-se abrir a garrafa uma hora antes e decantar o vinho antes de servi-lo.
Pontuação:
- The Wine Hunter Award 2020
- Luca Maroni: 90 pontos