Le Rocche Malatestiane está localizada em Rimini, na costa do Adriático, e tem suas áreas de produção vinícola nas colinas com vista para o mar.
Desde 1959, a empresa e os vinhos levam com orgulho o nome da família Malatesta, nobres de Rimini do século XIII ao XV.
Os vinhos são produzidos por 500 vinicultores em 800 hectares de vinhedos distribuídos nas colinas da província de Rimini, desde o alto Val Marecchia até o interior de Cattolica, na fronteira entre Emilia-Romagna e Marche.
Deste grande patrimônio de vinhas, são produzidas as melhores uvas da DOC Colli di Rimini e DOC Romagna, que juntamente com Rubicone IGT, formam um mosaico de terroirs, diferentes em altitude, tipo de solo e posição em relação ao mar.
Desde 2011, com o projeto “Terre Rimini del Sangiovese”, a empresa quis resgatar sua identidade através da valorização da uva Sangiovese, que representa mais de 70% da produção local. Assim, investiu-se na análise dos solos com um zoneamento que delineou 3 grandes terroirs, incluindo Verucchio-Torriana-San Paolo, onde é produzido o vinho Tre Miracoli 2018, merecedor do “tre bicchieri” pelo renomado guia italiano Gambero Rosso 2020. Graças aos novos métodos de seleção das uvas na adega e uma vinificação separada, foi possível criar uma interpretação mais respeitosa das características da vinha e terroirs de origem.
As raízes culturais e a paixão pelo território levaram à restauração de uma magnífica caverna subterrânea no ventre do Monte Giove, a colina em que se ergue Santarcangelo di Romagna, na província de Rimini. Lá é refinado o vinho Mons Jovis Sangiovese, numa condição de estabilidade de temperatura e equilíbrio de todos os fatores que o tornam extraordinário.
A paixão pelo território, e pelas origens como enólogos, é o que torna os vinhos de Le Rocche Malatestiane tão especiais.