De onde vem o nome Roeno?
Roeno é um acrônimo entre Ro, em homenagem ao nome do fundador Rolando, e Enos, que em grego significa vinho.
A história da Cantina Roeno começou com a dedicação e paixão de Rolando Fugatti, filho de agricultores, que nos anos 60, em Terradeiforti, centro de Valdadige, no Vêneto, conseguiu prever as mudanças que afetariam o mundo do vinho e da agricultura.
Graças à altitude e variação de temperatura, as vinhas produzem uvas de excelente qualidade. A maioria dos seus vinhos estagia apenas em aço inox, a fim de preservar a pureza e o caráter típico de cada variedade.
Dois projetos deram à Cantina Roeno prestígio tanto na Itália como no cenário internacional: a recuperação de uma videira Enantio de 150 anos, variedade pré-filoxera praticamente extinta, e a criação do vinho Cristina, um blend singular de algumas variedades locais de uvas que são colhidas tardiamente apenas no mês de novembro. Este vinho ganhou por 4 anos o prestigioso “tre bicchieri” do famoso guia italiano Gambero Rosso.
A Cantina Roeno pratica uma agricultura eticamente atenta ao meio ambiente e à eco-sustentabilidade, sem o uso de herbicidas químicos, valorizando os recursos naturais da terra. Hoje é dirigida por Roberta, Cristina e Giuseppe, filhos de Rolando, e, contando com sua esposa Giuliana, ótima cozinheira, transformou-se, além de respeitada vinícola, numa Locanda que é referência em serviços de catering e hospitalidade da região, dedicada a todos aqueles que desejam desfrutar, num ambiente familiar, os sabores autênticos dos vinhos e da culinária tradicional do Trentino e Vêneto.
Amor pela terra, hospitalidade e respeito pela tradição, são os valores da família Fugatti, que fazem da Cantina Roeno uma empresa dinâmica, reconhecida e valorizada na Itália e no mundo inteiro.