Pontuado
Ali Toscana IGT Rosso 2018
Enquanto a Sangiovese confere o caráter de frutas e frescor, a Cabernet Sauvignon entra para dar corpo e estrutura. O nome Ali significa “Asas” em italiano, e é também o apelido dado à filha da proprietária Lia Tolaini Banville, seu “anjinho”. Ali é um supertoscano muito bem elaborado e gastronomicamente versátil.
Pontuação:
▪James Suckling: 92 pontos
▪Texsom: Medalha de Ouro
Harmonização:
Massas com molho de tomate, espaguete com linguiça calabresa, lasagna à bolonhesa, churrasco. bisteca à fiorentina, pizzas, queijos duros como pecorino, prima donna e grana padano.
Cristina Veneto IGT 2011 Vendemmia Tardiva Bianco
Sofisticado e encantador, este vinho revela uma vibrante acidez, que equilibra toda sua força e doçura. Rico e cremoso, impressiona pela exuberância e complexidade aromática, com um final em boca longo, quase interminável, revelando toques de mel e frutas amarelas em conserva. Um vinho doce de grande delicadeza e complexidade, digno das premiações recebidas.
Pontuação:
- Gambero Rosso 2017 – Cristina 2013 – 3 bicchieri
- Gambero Rosso 2016 – Cristina 2012 – 3 bicchieri
- Gambero Rosso 2015 – Cristina 2011 – 3 bicchieri
- Gambero Rosso 2012 – Cristina 2008 – 3 bicchieri
- Vino Dolce dell’Ano Guida Vini d’Italia 2012 – Cristina 2008
Bricco Magno Langhe Rosso DOC 2013
Bricco Magno, cujo nome significa “Grande Colina”, é um vinho com uma longa história: seu rótulo apresenta uma pintura original de 1899 encontrada na Tenuta Cappalotto, retratando as vinhas que se erguiam em frente à cantina da Villadoria. Com um estilo internacional, é considerado um “Mini Barolo”, e reflete o poder da sua terra de origem, o Piemonte, aliado à modernidade das técnicas de vinificação. Recomenda-se abrir a garrafa e decantar o vinho uma hora antes de servi-lo.
Pontuação:
- Decanter World Wine Awards 2017: Medalha de Bronze
- Japan Women’s Wine Awards 2019: Medalha de Prata
- IWC – International Wine Challenge 2017: Medalha de Prata
Tre Miracoli Romagna Doc Sangiovese Superiore 2018
Harmonização:
Carnes grelhadas, cordeiro assado com legumes, galeto recheado com farofa de bacon, frutos do mar, espaghete com vôngole, pappardelle com lagostim ao molho de tomate, lasagna à bolognesa, risoto de tomate seco, pizza com molho de tomate, charcutaria, queijos moles, brie com compota de damasco.
Pontuação:
▪ Gambero Rosso 2020: 3 bicchieri
Praecipuus Riesling Venezie IGT 2018
“Praecipuus” é um nome latino que significa “excelente, extraordinário”, e é um tributo à terra em que as vinhas Riesling crescem, a 640 metros acima do nível do mar, as únicas desta variedade na Itália plantadas com mudas originárias da Alemanha. Um vinho realmente extraordinário, com grande presença, estrutura e frescor. Segundo James Suckling, “este é um excelente Riesling italiano, indiscutivelmente o melhor do país”. Perfeito para apreciar agora ou guardar por alguns anos.
Pontuação:
▪James Suckling: 94 pontos
Harmonização:
Ostras, crustáceos (camarão e lagosta), sushi, ceviche de peixe, massas com frutos do mar, penne com aspargos e camarão, salmão defumado, filé de frango ao curry, carnes curadas, schnitzel (escalope de carne empanado), culinária asiática, queijos brie e camembert.
Limbecca Romagna Sangiovese DOC Superiore 2015
Este vinho se revela aos poucos, surpreendendo a cada gole. O seu tanino delicado esconde uma fruta que se transforma na boca, passando de fresca a madura, tornando o Limbecca digno dos prêmios que conquistou.
Este vinho é biodinâmico e proveniente de uvas cultivadas de acordo com as normas que regem a agricultura orgânica na União Europeia.
Pontuação:
- Gambero Rosso 2017 – Limbecca 2014 – 3 bicchieri
- Gambero Rosso 2014 – Limbecca 2011 – 3 bicchieri
- Gambero Rosso 2013 – Limbecca 2010 – 3 bicchieri
Hebo Toscana IGT Rosso 2017
Um vinho muito elegante e fino, que surpreende pela sua delicadeza e mostra a qualidade do trabalho do grande enólogo francês Pascal Chatonnet. O seu frescor deixa o vinho mais leve, e o uso do carvalho se revela sensacional por exaltar os sabores típicos provenientes tanto do terroir como das uvas.
Delicioso e pronto para beber agora!
Harmonização:
Costela de boi assada com batatas, tagliatelle à bolonhesa, fígado à Veneziana com cebola e vinho tinto, ossobuco com molho de tomate, polpettone al sugo.
Pontuação:
- James Suckling: 92 pontos
Barolo DOCG 2016
A Nebbiolo atinge o seu potencial máximo nestas colinas graças à constituição especial do solo, marga calcária de origem sedimentar misturada com camadas de areia. Este é um vinho de estilo tradicional: longos períodos de maceração e grandes barricas conferem complexidade e corpo, como é característico dos Barolos de Serralunga d’Alba. Seu bouquet sedutor evoca um vinho aveludado de grande personalidade. Nobre por excelência, continua a evoluir por pelo menos 20 anos após a colheita. Recomenda-se abrir a garrafa uma hora antes e decantar o vinho antes de servi-lo.
Pontuação:
- The Wine Hunter Award 2020
- Luca Maroni: 90 pontos
Colle Al Fico Syrah Toscana IGT Rosso 2016
O Syrah do Maremma é muito mais elegante e complexo do que o da Sicília. Petra nos mostra toda a sua sabedoria na vinificação, e nos apresenta um vinho pronto, mas ainda com muito potencial para se expressar, e que provavelmente atingirá sua plena maturidade em 5 a 6 anos. Definitivamente, um vinho prestigioso para ter na adega. Fascinante!
Harmonização:
Polenta com ossobuco, pernil de cordeiro assado com ervas aromáticas, leitão pururuca, rabada, costela assada com molho barbecue e legumes.
Pontuação:
- James Suckling: 94 pontos
Quercegobbe Merlot Toscana IGT Rosso 2016
Um vinho suntuoso: um grande Merlot de Bordeaux produzido na Toscana! A presença do renomado enólogo francês Pascal Chatonnet certamente transformou os vinhos de Petra, elevando-os a um nível excepcional. Apesar de já estar pronto, em 10 anos atingirá sua plena maturidade, e em 20 será certamente uma verdadeira obra-prima. Um vinho que merece estar na adega de qualquer enófilo ou colecionador, assim como a obra de um artista famoso. Magnífico!
Harmonização:
Carne vermelha assada, fettuccine com ragu de carne, carne de caça com polenta, peito de pato flambado com cogumelos, costela de cordeiro grelhada com molho de hortelã.
Pontuação:
- James Suckling: 94 pontos
Enantio Riserva Valdadige Terradeiforti DOC 2009
No vale entre o rio Adige e o Monte Baldo, cresce um vinhedo nativo de uvas Enantio que são cultivadas há 2000 anos, como descrito pelo historiador e naturalista romano Plinio, o Velho, conhecido como “o apóstolo da ciência romana”. O vinhedo, com aproximadamente 1 ha, apresenta características especiais, onde todas as vinhas são de pé franco, pré-filoxera, algumas com mais de 150 anos. O resultado é um vinho extraordinário, de grande personalidade, para quem deseja experimentar algo diferente, no nível de um grande Amarone.
Pontuação
• Guida Gilbert & Gaillard 2014: Medalha de Ouro
• Decanter World Wine Awards 2019: Medalha de Prata
Harmonização:
Paleta de cordeiro assada com legumes, ossobuco com polenta, bife rolé com queijo brie ao molho de tomate, polpettone, queijos maturados.